"A Esperança não é um Sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade" - Martin Luther King
Domingo, 23 de Dezembro de 2007

Suiça, um país a descobrir

Outra viagem que fiz este ano foi até à Suiça...

Eu queria Londres mas o meu marido e os meus cunhados queriam porque queriam a Suiça. Não ia muito animada, confesso.

Estivémos lá praticamente 1 semana. Percorremos kms e kms... deu pra ver qualquer coisita. O itinerário já ia previamente estudado mas muito mal estruturado!!! Começámos por visitar cidades, mas quem é que vai à Suiça pra visitar cidades? Vale a pena é descobrir as aldeias, as montanhas, os lagos, fazer caminhadas a pé ou de Btt, etc...

1ª coisa que vale a pena: o percurso feito à beira lago entre Geneve, Lausanne e Montreux. Paisagem lindissima!!!!

2ª coisa imperdivel: Ir desde Thun até Interlaken (cidade entre 2 lagos). O percurso é feito mesmo à beira da água, e tem as montanhas como pano de fundo...

Um dos nossos objectivos era fazermos a viagem de comboio desde Grindelwald (estância de neve nos arredores de Interlaken) até o Jungfraujoch (estação de comboio mais alta da Europa, 3454m), mas fomos derrotados pelo preço, cada bilhete custava +/- 110 euros e à hora que lá chegámos já não havia tempo pra fazermos o percurso. Fiquei frustradissima!!!

Mas, depois tive uma recompensa, em Engelberg (perto de Luzern) subimos até ao Monte Titlis (3020m de altitude). O bilhete custou +/- 55 euros. A viagem foi composta por 3 fases. 1ª fase foi feita num teleférico normal, passámos por um vale com vaquinhas a pastarem e por um lago pequeno. 2ª fase foi feita num teleférico maior e, por fim, a 3ª fase foi feita no primeiro teleférico giratório de mundo. À medida que iamos subindo, a paisagem tornava-se mais bonita e singular.

Visitámos uma caverna de gelo e disputámos uma luta de bolas de neve com uma familia enorme de indianos. Tivemos de fugir...

3ª coisa a visitar: Luzern, pra mim, uma das cidades mais bonita, charmosa e cultural da Suiça. O ex-libris da cidade é a Kapellbrücke (uma ponte do século XIV) e o monumento Lowendenkmal, um leão ferido, esculpido na pedra em honra dos combatentes massacrados durante a Revolução francesa.

Visitámos também as cidades mais importantes da Suiça, tais como:

Geneve - não é nada de especial, à excepção do Lago Léman, do edificio da Onu e Cruz Vermelha não oferece nada de extraordinário;

Lausanne - cidade Olimpica e dos estudantes, vale a pena dar um passeio pela parte histórica;

Bern - capital do país. O centro histórico é composto por edificios medievais muito pitorescos, onde se destaca a Catedral (Münster), a Torre do relógio e as extensas arcadas.

Basel - arte contemporânea espalhada por todo o lado mas uma cidade um pouco estranha em termos urbanisticos. O centro histórico é muito envolvente, agitado e magestoso).

Constatámos mais uma vez que as mentalidades dos suiços, bem como de outros europeus é bem diferente da nossa. A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado e cada um anda como bem entende, seja de fato e gravata, seja de mini-saia, de saltos altos...

Levar "farnel" e abancar num banco de jardim pra almoçar é naturalissimo.

Adorei o país, as paisagens, as vaquinhas a pastar, os queijos, os chocolates, a raclette, etc.

Algumas das milhentas fotos:

Bern - Torre do relógio

Bern - vista parcial da cidade