"A Esperança não é um Sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade" - Martin Luther King
Quarta-feira, 26 de Março de 2008

La vie en Rose

Não tenho dado notícias porque estive de férias uns diazitos...em Paris. O que é bom acaba depressa!

Fomos de carro até lá com um casal amigo e ficámos 4 noites na cidade luz. As outras 2 noites (uma na ida e outra no regresso) foram pernoitadas em casa de familiares desse casal, algures na zona de Niort .

Como é obvio adorei regressar a Paris, desta vez ainda mais porque viajei com o marido e com este casal nosso amigo de longa data.

Alugámos um apartamento na zona de Montmartre, pertinho do Sacre Coeur.

Passámos os dias a deambular pela cidade chuvosa, fria e apinhada descobrindo os muitos encantos dela. Foram dias repletos de alegria, boa disposição e de algumas peripécias... nem a chuva, o frio de rachar e as enormes filas nos fizeram desanimar.

A riqueza, os pormenores e a grandiosidade estão bem patentes em todos os edifícios e recantos da cidade. Notre Dame, Sacre Coeur, Torre Eiffel, Louvre, Arco do Triunfo, Invalides, Opera Garnier ... foram visita obrigatória, mas há locais tão simples e pitorescos pelo seu ambiente descontraído, animado e artístico e que retratam tão bem a essência de Paris, tais como: Place du Tertre (conhecida pela praça dos artistas),  praça do centro George Pompidou, Bairro Latino, jardins des Tuleries, jardins du Luxembourg ...

Adorei ver a Torre Eiffel à noite, é sem sombra de dúvida um monumento pra apreciar à noite e em particular quando ela começa a piscar freneticamente durante os primeiros 10 minutos de cada hora tal como uma árvore de natal, iluminando os olhares fascinados dos turistas que se deliciam perante tal espectáculo.

Detestei o palácio de Versailles! Grandiosidade, imponência e beleza ele tem, mas considerei a visita um embuste!!! É ultrajante que um espaço daquela magnitude esteja em grande parte fechado ao público. Não sei se era só nesse dia, o facto é que várias galerias estavam encerradas. Numa hora já tínhamos visto todas as salas permitidas. Tivemos acesso aos aposentos do rei, da rainha e à sala dos espelhos, que pra meu grande espanto e irritação o trono e toda a área envolvente era de papelão (muito bem trabalhado, já que ao longe dava a sensação enganosa de ser real).

As salas, embora extremamente espaçosas com bons quadros e pinturas encontravam-se pouco decoradas e mobiladas. Francamente, o Palácio dos Duques em Vila Viçosa ou o Palácio da Pena em Sintra estão perfeitamente à altura do que nos foi mostrado em Versailles . Acredito que muitas peças do palácio estejam espalhadas em museus ou exposições, mas de qualquer maneira nunca esperei que, perante um edifício  tão big, só tivéssemos acesso àquilo.

Ao visualizar os jardins e lagos do palácio, que são extraordinariamente extensos e de uma simetria perfeita a primeira frase célebre que me veio à cabeça foi "isto é mesmo à grande e à francesa".

Não aproveitámos a "night" parisiense. Limitámo-nos a passear um pouco depois de jantar e recolher aos aposentos para recarregarmos energias pro dia seguinte. Mas, ainda demos um saltinho a Pigalle...

Perante todas as evidências Paris é uma cidade fantástica, mas um pouco cara, principalmente no que diz respeito à restauração. À noite, passávamos algum tempo a percorrer as ruas (da zona previamente escolhida) à procura de um restaurante que satisfizesse as nossas exigências: barato, com boa ementa e bom ambiente. A zona mais fixe em que jantámos foi no Bairro latino onde havia uma variedade incrível de restaurantes e rios de gente. O que mais gostei de comer foi a famosa e típica Raclette . Todos na mesa se repugnavam com o cheiro do queijo enquanto eu o devorava deliciada e com um apetite voraz.

Nós utilizámos o metro ou RER como meio de transporte, mas há outra forma bem mais porreira pra circular pela cidade: de bicicleta!! O serviço tem o nome de "Vélib" no qual se pode "levantar" a bicicleta num estacionamento e entregá-la noutro e assim sucessivamente. Por toda a cidade estão espalhados estacionamentos informatizados que permitem uma total independência para o utilizador.

Enfim... foram umas férias memoráveis. A única coisa que me irritou mesmo profundamente para além de Versailles foi as borbulhas que me rebentaram na cara depois de ter comido os deliciosos crepes quentinhos com chocolate nutella que se compravam em qualquer "barraquinha". Malditos!!! Mas não consegui resistir, tal como o meu amigo não resistiu aos flans.

Algumas das milhentas fotos:

Opera Garnier

Panteão

Ponte Alexandre III + Grand Palais

O monstruoso e lindíssimo Hotel de Ville

La Conciergerie

Uma lateral da Notre-Dame

Uma das estátuas do jardin du Luxembourg

Praça do George Pompidou (acho que não é assim que se chama, mas não sei o nome)

Alguns trabalhos de um dos muitos artistas abancados na praça

Place du Tertre com uma pequenina visão do Sacre Coeur

Palácio de Versailles

Sala dos Espelhos - Palácio de Versailles (trono em papel)

Uma pequena amostra dos extensos jardins do palácio de Versailles

Torre Eiffel

Moulin Rouge + sex shop em Pigalle

Um mercado com muita variedade de queijos

A minha Raclette que estava já a meio

sinto-me:
música: Lavie en Rose, Edit Piaf
publicado por Princesa às 22:44

link do post | pode comentar | favorito
De Pedro a 27 de Março de 2008 às 10:34
Bom dia,

O Sapato de Cristal está em destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Parabéns e boa continuação :)

Pedro
De Nice a 27 de Março de 2008 às 14:47
Parabéns pelo Destaque! Pelas fotos vale a pena. Peço permissão, vou linkar. Adoro Paris!
Vou voltar
De Princesa a 28 de Março de 2008 às 22:45
Olá,
Paris é uma cidade fantástica. Vale mesmo a pena conhecer.
Adicionei-te como amiga.
De Sosuzy a 27 de Março de 2008 às 16:38
Parabéns pelo destaque nos blogs sapo! Não deixes de actualizar o teu blog! Continua assim porque vais no bom caminho! Coloca um pouco de publicidade no teu blog e até pode ser que ganhes algum dinheiro.

um abraço,

Suzete
De Princesa a 28 de Março de 2008 às 22:47
Olá,
Eu até fazia isso, mas não sei como (aind atou um pouco verdinha nisto). Se me conseguires ajudar.
De Sosuzy a 28 de Março de 2008 às 23:22
Podes por publicidade do google no teu blog (adsense) recebes o 1º pagamento quando facturares $100.
Regista-te em http://www.netaffiliation.com/ e se o teu blog for aceite, adere às várias campanhas! Algumas pagam mais do que outras. Visita esses dois e depois é só colocar os códigos html nas componentes do blog e depois activar as componentes.

Qualquer dúvida: suzydias@sapo.pt ou passa_tempo.blogs@sapo.pt

bjs e bom fim de semana! Quando poderes dá uma vista de olhos ao meu blog assim ficas a saber que tipo de publicidade é que podes colocar e como são os layouts da mesma! bjkinhas
De ANA a 28 de Março de 2008 às 18:05
PARANBÉNS PELO DESTAQUE!

Paris é uma cidade fantástica o ano passado eu fui até lá pela primeira vez e adorei esta cidade é maravilhosa ! :)
O único local em que fiquei com muita pena em conhecer, pois o tempo não deu para tudo, foi a palácio de Versalhes mas como li se calhar presentemente não fico triste pois por aquilo que escreveu se calhar não vale muito apena ir ver...
Bem mas quem sabe que para a próxima visita até a esta cidade maravilhosa e fantástica, consiga visitar :)
De Princesa a 28 de Março de 2008 às 23:03
Olá Ana,
Em conversa com amigos que já lá foram fui informada que eles visitaram todas as galerias do palácio. Eu tive azar por estarem algumas fechadas, pelos vistos temporariamente.
Obrigada pelo comentário.
De pipocazeda a 28 de Março de 2008 às 21:23
bem...adorei rever algumas das coisas que também visitei...:) no verão tive o prazer de conhecer Paris... mas no natal fui a Madrid e também adorei...:) bom trabalho no blog...
De Princesa a 28 de Março de 2008 às 23:08
Olá,
Também conheço Madrid e gosto mais de Paris...
Obrigada pelo comentário... vou linkar o teu blog
De pipocazeda a 28 de Março de 2008 às 21:24
De stevs a 29 de Março de 2008 às 20:39
Paris!!! Que cidade maravilhosa!!!
O que mais gosto, é sem duvida, o museu do louvre, apaixonei-me por ele, à três anos, quando o visitei pela primeira vez!
Quanto à raclette, miam!!! fiquei com fome!!! Mas ainda assim, prefiro a fondue!!! E os crepes com nutella, claro!!!
Bom blog e parabéns pelo destaque; desejo-te boa continuação!!!

Se quiseres dar uma espreitadela:
www.pra-se-falar.blogs.sapo.pt
De Princesa a 31 de Março de 2008 às 21:53
Oh pá, raios do Nutella, nos próximos meses não posso comer disso...Não tive oportunidade de visitar o Louvre por dentro, pra grande pena minha.
De tanucha a 30 de Março de 2008 às 21:42
antes demais parabéns pelo blog, vim cá ter através dos destaques do sapo, gostei.

EStive em Paris em Maio do ano passado onde fui pedida em casamento no topo da torre Eiffel lindooooooooooo

a minha opinião sobre o palácio de Versailles é diferente pois adorei a grandiosidade, caso não saibas o nosso jardim do palácio de Queluz é uma mini cópia desses jaridns projectados pelo mesmo paisagista.
A sensação de vazio que sentiste é pq caso não saibas o palácio foi indvadido pelo povo na altura da revolução francesa e pilhado logo tudo o que havia foi roubado.
E andam a restaurar as outras salas.

mas Paris é lindo gostei muito estive lá oito dias e adoreiiii tudo, só não gostei de não me terem deixado entrar numa discoteca e éramos 3 raparigas e dois rapazes, mas assim popámos 50€ cada um hihihihi

Vou tentar seguir o teu blog, masi uma vez parabéns
De Princesa a 31 de Março de 2008 às 21:56
Olá,
Muito obrigada pela informação sobre o palácio de Versailles. Realmente tive azar com a altura coincidar com as obras. E já me ensinaste uma coisa: não fazia ideia de que o palácio tinha sido roubado. Deve ter sido quando o povo foi buscar os reis, não?
Bem, foste pedida em casamento na Torre Eiffel? Xiii, deve ter sido hiper romântico!!!!
Grande beijo e obrigada pela visita

.Sondagem

.Junho 2008

.minha história

.histórias recentes

. Um exemplo de Vida

. O tempo cura tudo

. Inês da minha alma

. Barcelona, que cidade!!!

. Destino: Barcelona

Free Counter

.pesquisar histórias

.Os meus companheiros

adopt your own virtual pet!