"A Esperança não é um Sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade" - Martin Luther King
Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2007

O que acontece quando entramos em ruptura com nós mesmos?

Pois, o que acontece? Mas, antes pergunto, como é que chegamos a esse ponto e porquê? Como é que chegamos ao ponto de nos odiarmos a nós próprias? Será carência afectiva? Falta de auto-estima e de auto-confiança? De acontecimentos tráumáticos? Solidão? Rotina diária? Sentimento de culpa? Falta de amigos? Não nos acharmos bonitas, atraentes e desejadas?

 

Auto criticamo-nos, sentimo-nos infelizes e deixamos de gostar de nós próprias. Não nos apercebemos que temos qualidades. O que fazer para combater estes sentimentos? Como reagir perante esta adversidade?

 

Um dia alguém disse que a depressão está associada ao sentimento de culpa do passado que armazenamos no coração. Será que concordo?

publicado por Princesa às 10:37

link do post | pode comentar | favorito
4 comentários:
De sofia dias a 5 de Dezembro de 2007 às 10:54
Oi Babe,

Amei o teu blog, acho que foi uma excelente ideia.....a escrever por vezes espantamos demónios que de outra maneira não conseguimos espantar.

Quanto ás culpas do passado, lembra-te que passado é passado e que o que foi não volta a ser (e olha que eu sei bem do que falo).

Beijos grandes
De vania a 5 de Dezembro de 2007 às 11:04
A ruptura começa por não nos aceitarmos, por não gostarmos de nós, por sobrepormos os nossos defeitos às nossas qualidades...
amiga, à quanto tempo nos conhecemos??? pelo menos uma década....temos vivido altos e baixos
Mas temos de viver a vida com um presente que nos foi concedido...aceitarmo-nos e amarmo-nos acima de tudo...
Contaremos incondicionalmente uma com a outra, e esse bem precioso que é a amizade ninguém nos tira....
beijoca muito grande
Nokinha
De cristms a 6 de Dezembro de 2007 às 01:06
Boa questão! Não é fácil responder à tua questão! Acho que quando uma pessoa chega ao ponto de se odiar a ela própria algo vai muito mal... Acredito que haja pessoas que por alguma atitude ou acto grave fruto de um impulso possa deixar a pessoa revoltada consigo mesma e até mesmo vir a odiar-se... Mas parece-me que não disso que queres falar mas sim, de pessoas normais, com uma vida normal, que devido a uma série de acontecimentos ou uma má fase possam odiar-se, sem motivo aparente... Cada caso é um caso, mas acho que estes pensamentos estão intimamente ligados às cada vez mais frequentes depressões. No caso de não haver depressão, então a única conclusão que se consegue tirar é que não faz sentido uma pessoa odiar-se a si própria! Bem diz o velho ditado : "Se não gostares de ti, quem gostará?". Se tu ou qualquer pessoa estão numa fase de se odiar a si próprias, deves ou devem pensar que a vida é um bem precioso de mais, e demasiado curta, para não disfrutarmos dela e cada um de nós tem as suas qualidades que quando valorizadas e aproveitadas podem ser essenciais para curtirmos a vida como ela merece. Também todos temos defeitos, e esses são para irmos limando (quando conseguimos e temos noção disso) mas temos que saber aceitá-los.

És linda, única, e tem mil motivos para não te odiares! Vai por mim!

Beijo grande!!!
De Ana Teresa a 6 de Dezembro de 2007 às 13:44
Querida
Adorei o teu blog e vai ser de passagem obrigatória, é claro sp q tiver um tempinho.... Acho q devemos é aproveitar a nossa passagem por esta vida, sim passagem pq por vezes esquecemo-nos disso e deixamos de aproveitar cada momento da nossa vida.
Neste momento estou também a passar por tempos difíceis mas a nível profissional e não tem sido fácil acordar todos os dias para o mundo....Tento combater tudo isso com o apoio da família e pensar a todo o custo "Carpe Diem ...."
Beijinhos e Sê Feliz

Comentar post

.Sondagem

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.minha história

.histórias recentes

. Um exemplo de Vida

. O tempo cura tudo

. Inês da minha alma

. Barcelona, que cidade!!!

. Destino: Barcelona

.Horas? São...

.histórias passadas

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.Visitas

Free Hit Counter
Free Counter

.pesquisar histórias

 

.tags

. todas as tags

.Os meus companheiros


adopt your own virtual pet!

adopt your own virtual pet!

.links